quarta-feira, 6 de junho de 2012



Tenho acompanhado nos blogues que mais frequento , penso que um género de rubrica  # Amantes do Verão”  também eu fui  Amante do Verão, hoje  já não tanto, mas  na minha fase de criança, adolescente e mais tarde jovem,  o Verão, para mim tinha um significado muito importante.
Tendo por fator principal residir numa terra  com praia , em que me dava ao luxo de a considerar uma das  mais bonitas praias de Portugal.
A sua areia branca, de uma textura leve, o mar azul da côr do céu  e de uma  calmia impressionante , em que  qualquer criança podia disfrutá-lo sem perigo algum.
Antigamente vila piscatória, a sua comunidade básicamente vivia da pesca, e  nos 3 meses de Verão, do aluguer de casas e quartos aos banhistas que aí se deslocavam de ano para ano.
Recordo-me, que em todas essas fases  que passei na minha terra natal, fui sempre muito feliz.
Não tínhamos muita coisa , ou quase nada,  comparado com a geração de agora que tem muito e por vezes insatisfeita.
Tinhamos  os amigos que nos juntávamos na praia, para jogar ao “ prego”  aprender a nadar por nós próprios, os nossos mergulhos, comer a bolachinha americana ( língua da sogra) deitados a receber o calor daquele sol maravilhoso que, quando apertava …bastava um sinal e lá íamos nós em grupo para a bela banhoca.
Por muitos veraneantes que aparecessem, ricos ou não tanto,por muitas crianças que aparecessem  com brinquedos ou roupas que nós não tínhamos… nada nos interessava,  pois tínhamos a NOSSA PRAIA, defendiamo.la e não a trocávamos por Nada.
Hoje, tudo mudou ,  de vila passou a cidade , é mais industrializada que piscatória e obviamente, pagou-se a factura de toda essa evolução, perdeu-se a praia da minha infância e juventude,  a NOSSA PRAIA.

6 comentários:

Anónimo disse...

Ai, Arco, muitas vezes as coisas mudam, mas não necessariamente para melhor. É Pena. :(

Pérola disse...

As amantes do verão é um desafio lançado pela Turiata acidental e pela Scarlet onde nos inscrevemos até 27 de Maio.
O desafio consiste em postar todos os dias de junho uma imagem e texto sobre um tema que é diferente todos os dias.
Hoje é sobre 'O meu calçado de verão...'.
Ando há pouco tempo na blogosfera e este foi o 1º desafio em que entrei. Se quiseres vai ver que tenho o post de anúncio de participante e os 6 post referentes aos dias já decorridos de junho.
Amabhã o tema é 'A minha bebida preferida do verão...'.
Ainda bem que és amante do verão, para o ano podes participar.
Um beijinho,

AvoGi disse...

Ai AMiga eu sou amante e fiel
kis .=)

C. disse...

epá... a nossa praia... acho que também já se perdeu um bocado isso mas lembro-me tao bem :)

Cila disse...

Que saudades!

Tabuleiro Chic disse...

Meninas, passem agora no TC e confiram os looks lindos que escolhemos para o dia dos Namorados!!!