quinta-feira, 13 de dezembro de 2012



Se há notícia que me deixa indignada e triste são as que são referenciadas a Lares Clandestinos, ou seja , sem as condições a que qualquer ser humano deve ter e quando se trata de idosos ainda muito mais , pois estão numa fase das suas Vidas em que fisicamente e psicologicamente se sentem mais fragilizados.
É um tema muito  complicado, pois cada caso é um caso, antigamente o  idoso permanecia em casa dos seus familiares até ao fim da sua vida, era protegido pela família, amigos, vizinhos. A sociedade mudou , a vida mudou e esse quadro  em certas situações é impensável.
Eu própria me vi confrontada a tomar a decisão de por os meus pais no lar, nunca foi isso que quis para a vida deles  e claro que nem eles próprios pensaram que isso lhes fosse  acontecer.
Até puderem estar em casa com a devida assistência tiveram, quando não foi possível , mesmo que eu tivesse muita vontade de os ter comigo, seria mau para o seu bem estar, pois não tinha os meios adequados para tal.
Sendo assim, penso que o LAR É UM MAL NECESSÁRIO.
Sem dúvida que a mensalidade dos lares é muito cara, é a família que tem que suportar a diferença entre as suas reformas e a respectiva mensalidade  e obviamente à famílias que derivado a essa situação, recorrem a lares mais baratos , sem fazer juízo de valores, mas também se limitam a entregar o idoso sem se preocuparem de saber o seu dia a dia e a confrontarem-se com as realidades dos lares.
Depois para mim é uma revolta enorme as pessoas que fazem da abertura de lares um negócio, sem proporcionarem aos mesmos as condições de DIGNIDADE que devem ter até ao fim dos seus dias.
Esquecem-se de uma coisa muito importante. TAMBÉM ELES VÃO SER VELHOS.

6 comentários:

Naná disse...

Este tema também me afecta bastante... sejam legais ou ilegais, a ideia de alguém a maltratar pessoas que não se podem defender e que aliás, deviam ser mais protegidas que nunca, transtorna-me. Sempre encarei os lares como um mal necessário, mas um que possa oferecer a dignidade que as pessoas merecem.

Pérola disse...

O dinheiro é que comanda a nossa sociedade, em todas as vertentes e muito infelizmente.
Nem quero pensar nisso, mas talvez não chegue lá.
tenho 4 filhotes e já os avisei, mas eles pensam que é brincadeira.

Um beijinho

estrela disse...

em principio estas pessoas vão ser castigadas cá na terra e se calhar quando estiverem num sitio que as trate mal é que vão dar valor aos seres humanos que estiveram aos seus cuidados!
tenho pena que a mentalidade das pessoas evolua em certas coisas e noutras não!
bjs

Su disse...

É muito triste mesmo! Pior só mesmo as noticias em que os mais velhos são mal tratados pela própria família.

Tanita disse...

A mim também me afecta e essas pessoas que tratam mal outras, deviam mesmo ser responsabilizadas, não se admite!
Mas acredito que tudo o que fazemos nesta vida venha a triplicar para nós, sendo assim...
Bom fim-de-semana**

Anónimo disse...

É Verdade. E essas notícias também me afectam bastante, já fiz voluntariado num lar e sei muito bem o que os idosos passam por vezes, numa instituição que deveria ser pensada para os acolher e lhes porporcionar dias mais serenos nesta fase das suas vidas, mas infelizmente existem pessoas que olham para os idosos como um negócio doa qual devem receber o máximo de lucro e não como pessoas que devem ser respeitadas e acarinhadas. E que estão a pagar para serem bem tratadas. Cabe pois às familias estarem mais atentas e zelarem pelos interesses dos seus idosos. E cabe também aos vizinhos e até funcionários denunciarem este tipo de situações que afinal são contra os direitos do ser humano.

bjs Arco.