quinta-feira, 8 de março de 2012



Dia Internacional da Mulher
 
PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO
Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
 Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".
 De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.

Presentemente a luta das mulheres continua…. Os tempos  obviamente que são outros. as dificuldades também elas diferentes, mas a mulher não deixa de ser uma guerreira nos tempos difícieis que atravessamos .
È ELA  que enfrenta as maiores dificuldades no emprego e é  ELA ainda que arranja forças para gerir toda a estrutura familiar.
Para todas essas mulheres um meu Bem Haja neste Dia,  como em todos os OUTROS.

1 comentário:

Maria disse...

Bastante elucidativo o seu post. Gostei muito, E existem muitas mulheres que não conhecem o verdadeiro significado deste dia.
De facto somos umas guereiras. O dia da mulher deveria ser todos os dias.